quinta-feira, 27 de julho de 2017

Recuperação do transplante

Oláá Leitoras!!! Tudo bem com vocês, hoje eu vim contar como foi a minha recuperação do transplante já que completou 3 meses.

Então a recuperação começa logo após a cirurgia, e primeiro o paciente passa pela UTI pois é uma cirurgia muito delicada e a quantidade de dias vai depender de como esta o paciente e de como o corpo está reagindo (eu fiquei 2 dias) e lá na UTI terá os enfermeiros, médico para cuidar, fazer exames laboratoriais, controlar as funções vitais e observar o estado clínico, depois o paciente vai para a Central de Transplantes lá vai continuar o acompanhamento, você tomará os remédios para não rejeitar o rim, para evitar dor e infecções, também ficará no soro e depois as medicações vão ser feitas via oral. Quando faz a cirurgia é  colocado uma sonda vesical para a saída da urina e para monitorar o volume e será retirada por volta do 7ºdia, e pode ser colocado um dreno também para eliminar sangue e líquidos acumulados próximo ao local da cirurgia (no meu caso não foi colocado o dreno, a sonda vesical sim). Algumas pessoas quando faz o transplante depois precise ainda fazer a diálise peritoneal ou a hemodiálise eu não precisei. E a retirada do pontos para mim não foi preciso eles caíram sozinhos mais pode ser que você que vai fazer um transplante precise como foi no caso do meu irmão aí os pontos serão retirados na visita ambulatorial e não todos de uma vez só, é retirado um sim e um não. Você só vai poder receber visitas após o 5º dia pois nos primeiros dias é mais propenso a pegar infecções e somente idosos e menores de idade tem direito a acompanhante.

Assim que o médico diz que você está de alta, vem a enfermeira explicar sobre os medicamentos, como vai tomar, a hora e explicar tudo direitinho depois vem a nutricionista explicar sobre a alimentação.

Alimentação

Depois de 8 a 12 horas de jejum após a cirurgia e dependendo da condição clínica do paciente já pode se alimentar com dietas leves. E sempre a alimentação deverá ter cuidados e seguir a orientação da nutricionista. Tem que consumir pouco açúcar e derivados, lavar as verduras e legumes antes de cozinhá-los e não é lavar apenas com água tem que colocar de molho em agua e hipoclorito de sódio(água sanitária) e para cada 1 litro de água um litro de colher de sopa do hiplocorito). Os alimentos são indicados ser preparado próximo ao horário da refeição, controlar o peso.

Após a alta

-Evitar muitas visitas, não frequentar em ambientes fechados e com muitas pessoas de preferência nos 6 meses;
-Manter-se afastado de pessoas com doenças infectocontagiosas;
-NÃO suspender a medicação sem autorização do médico.
-Observar as datas de consultas, exames e o horário de medicação.
-Após 6 a 8 semanas de transplante é permitido o retorno à atividade sexual.
-Para tomar vacinas deverá primeiro perguntar ao médico se é permitido.
-Fumo, álcool e demais drogas são hábitos prejudiciais à saúde e devem ser intensamente desaconselhados após o transplante.
-Exercícios como caminhadas, nadar em piscinas limpas, andar de bicicleta são recomendados após a cicatrização da ferida cirúrgica e se sentir falta de ar ou cansaço tem que suspender a atividade física.

Medicação Pós-Transplante

Como o rim que é transplantado é reconhecido como "estranho" o organismo tentará reagir e destruí-lo e os imunossupressores agirão diminuindo a ação do sistema imunológico para não ter a rejeição e são esses medicamentos que deixam o paciente mais susceptível a infecções. Também e necessário realizar a dosagem dos níveis sanguíneos dos remédios imunossupressores para monitorar e evitar que o remédio agrida os rins e o sangue é colhido na unidade e é utilizado para dosagem de Tacrolimo, Everolimo, Sirolimo e Ciclosporina. Essas medicações são tomadas por toda a vida do paciente, enquanto durar o rim transplantado primeiro em doses mais altas e depois a dose diminuirá e se adequar a cada paciente

Sinais de alarme para Infecção 

-Febre acima de 38 graus;
-Inchaço;
-Calor;
-Vermelhidão no local operado;
-Ardência para urinar;
-Tosse;
-Dificuldade para respirar
-Diarréia;
A diarréia pode acontecer durante a internação mas pode ser efeito colateral de algum medicamento, como foi no meu caso.

Meus 3 primeiros meses

Assim que eu cheguei em casa ainda tava muito inchada da cirurgia, mas era normal e aos poucos foi desinchando no dia 11/04/2017 já estava inchada somente a barriga, a comida era feita na hora ou seja a comida que foi feita no almoço eu não poderia comer na janta, comer na rua nem pensar, e eu achei a comida um pouco ruim pois o sal era mínimo. Não recebi visitas em casa pois a imunidade fica baixa e ficava somente em casa o único lugar que eu ia era no hospital. Como eu transplante em Abril foi um pouco díficil pelo fato de eu ser chocólatra e ser o mês da páscoa mais depois eu consegui passar pela vontade de boa. Ah quando tinha que sair para algum lugar sempre tinha que usar máscara.  Nas primeiras semanas eu ficava mais deitada e em alguns momentos sentada só depois que os pontos caíram eu passei a ficar mais um pouco sentada. Não podia fazer exercícios, nem dirigir. Era restrito várias coisas. Completou 3 meses no dia 02/07/2017 e ai apesar de eu não poder ficar ainda no meio de multidões mais eu já dirijo, a comida que é feita no almoço eu já posso comer na janta, na rua eu ainda não como porque é perigoso pegar alguma infecção, não preciso sair com máscara, já consigo ficar sentada por muito tempo.

Então é isso!!! Espero que tenham entendido e que sirva para ajudar quem fez transplante recentemente, mais lembre-se cada pessoa é diferente, na dúvida sempre pergunte ao médico.

Beijos da Lou💋



Nenhum comentário:

Postar um comentário