sexta-feira, 23 de junho de 2017

O que é Insuficiência Renal, Causas e Tratamento

Olá, Tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo espero que com vocês também. Hoje eu vou falar sobre a Insuficiência Renal que são: Insuficiência Renal Aguda (IRA) e Insuficiência Renal Crônica (IRC). Hoje vou explicar O que é e as causas e o tratamento da doença.

O que é a Insuficiência Renal?
Os rins tem a função de absorver os componentes necessários, eliminar os resíduos tóxicos e o excesso de água do nosso organismo então quando os rins não conseguem fazer essas funções a sujeira vai acumulando e os rins vão perdendo lentamente o funcionamento causando geralmente a perda progressiva e irreversível.

Causas
Insuficiência Renal Aguda: A Insuficiência Renal Aguda pode surgir de: Choque circulatório, desitratação, queimaduras extensas, anti-inflamatórios, contraste feito a base de iodo em exames de radiografia, agrotóxicos, carambola e etc. A IRA tem chances de recuperação mais depende de alguns fatores como idade, se a pessoa tem alguma outra doença e se os rins conseguirá recuperar suas funções.Os rins filtram em média 180 litros por dia e é de taxa de filtração glomerular ou de clearance de creatinina.

Insuficiência Renal Crônica: A Insuficiência Renal Crônica pode surgir de: Hipertensão, diabetes, doença policística renal, infecção urinárias de repetição, cálculos renais de repetição, abuso de anti-inflamatórios.

A IRC é dividida em estágios:
Estágio I:Quando a clearance de creatinina maiores que 90 ml/min e com alguma outra doença
Estágio II:A clearance esta entre 60 e 89 ml/min com pequenas perdas da função do rim.
Estágio III:Clearance entre 30 e 59 ml/min. Quando o rim já reduziu a produção de eritropoetina, fazendo com que o paciente apresente a anemia e apresente também lesão óssea. Nesse estágio o paciente deve iniciar o tratamento e procurar um nefrologista.
Estágio IV:IV:Clearance entre 15 e 29 ml/min os primeiros sintomas aparecem. Os nívéis de fósforo, PTH e potássio ficam elevados, anemia estabelecida, aumenta o ácido no sangue emagrecimento, enfraquecimento dos ossos, falta de apetite e cansaço. O paciente começa a ser preparado pra fazer hemodiálise.
Estágio V:Clearance menor que 15 ml/ min. O rim já não desempenhas as funções básicas e é indicado o início da diálise. É quando o paciente começa a sentir os sintomas da uremia. Ainda consegue urinar mais um volume menor e pode ter inchaços, a pressão fica descontrolada, nível de potássio elevado no sangue, não consegue comer, sente náuseas e vômitos principalmente de manhã, anemia e se cansa muito fácil.
 Apesar de ter muitos sintomas, essa doença é silenciosa, ela só se manifesta em fases bem avançadas e não provoca dores e precisa ser feitos exames de creatinina e uréia, exames de ultra-som podem indicar a doença e fazer o exame da urina de 24 horas também ajuda a identificar se há algum problema com os rins.

Tratamento
O tratamento da insuficiência renal aguda é focado no que está causando a doença. Mais é preciso fazer mudanças na alimentação. Geralmente é recomendada a dieta pobre em sal, potássio e rica em carboidratos. O uso de medicamentos também é importante e em alguns casos recomenda a diálise.
O tratamento da insuficiência renal crônica é impedir que a doença avance, já que não tem cura e nem remédio que faça os rins voltarem a funcionar bem. Controlar a pressão e diabetes. Quando o rim já não funciona mais o tratamento indicado é a hemodiálise, a diálise peritoneal ou o transplante renal.
Se não tratar a doença progride podendo levar a pessoa a ter edema pulmonar, alterações mentais, convulsões, coma e até a morte.

Então por hoje é só isso, no próximo post vou explicar sobre a Diálise Peritoneal e vou colocar o significado de algumas palavras. Espero que tenham gostado dessa informação

Beijos da Lou e até o próximo post 💗

Nenhum comentário:

Postar um comentário