sábado, 24 de junho de 2017

Diálise e significados de palavras do texto

Oii leitoras lindas!!! Hoje o assunto é: Insuficiência Renal Crônica isso mesmo, vou falar sobre a Diálise que foi o tratamento que eu fiz e algumas palavras que aparece nesses 2 posts.

Diálise Peritoneal: Tem dois tipos a DPCA que é Diálise Peritoneal Contínua Ambulatória ela é feita manualmente, a solução permanece na cavidade peritoneal durante algumas horas, geralmente de 4 a 6 que é chamado de permanência. Após esse tempo é feito a drenagem e substituída por uma solução nova que é conhecido como troca  e se repete durante 3 a 5 vezes por dia. E a DPA que é a Diálise Peritoneal Automática que é feito por uma máquina a cicladora, ela infude a solução, no meu caso era 1800 ml, na permanência fica uma hora e depois drenava sempre deixando um pouco da solução pra na hora da infusão não doer, eu ficava conectada na máquina durante 9 horas, sempre conectava a noite e desconectava pela manhã e feito todos os dias. O líquido que vai ser infudido, a permanência e a drenagem podem variar de acordo com o paciente e o tratamento é realizado em casa. A cicladora vem já programada mais se precisar programar ela em casa é bem fácil de programar e os enfermeiros e médicos sempre ajudam. A diálise dura até ser feito o transplante renal.
Antes da máquina vir pra casa  é feito um treinamento no hospital, os enfermeiros ensinam todo o processo de conectar e desconectar. E os ciclos são feitos pela máquina, pode dormir tranquilamente. Quando há algum problema na máquina ela apita, isso também é ensinado pelos enfermeiros e vem um manual da máquina. O lugar precisa ser limpo com frequência para o paciente não correr risco de ter infecção. E esse materiais chegam todo mês e precisa de um bom local para armazenamento

Agora vou explicar algumas coisas importantes que foi falado no texto

Creatinina: É um "combustível" que gera energia para os músculos exercer suas funções e é chamada de creatina fosfato que é produzida no fígado. A creatinina é um lixo metabólico que é lançada na corrente sanguínea, sendo eliminada pela urina através dos rins. Então se tiver um aumento de creatinina no sangue é um sinal que o rim não está conseguindo eliminar e que pode estar com dificuldades de eliminar outras substâncias tóxicas que indica a insuficiência renal.
Uréia: Também é eliminada pelos rins então se os níveis da uréia estão elevados no sangue é sinal que os rins não estão funcionando corretamente Também é produzida no fígado.
Urina de 24 horas: É uma análise da urina pra avaliar o funcionamento dos rins e investigar algumas alterações urinárias. E é bem fácil de fazer assim que você acordar urina normalmente, a primeira urina é desprezada. Depois toda urina que você fizer deve ser colhida e guardada no mesmo recipiente que deve ser armazenado na geladeira e colhido até o dia seguinte na mesma hora que você começou no dia anterior. Não pode deixar de colher em nenhuma vez porque se não vai dar erro no exame.
Fistula: É a junção de uma artéria com uma veia, é feita através de uma cirurgia com anestesia local. Necessita de alguns meses para se desenvolver e permitir a introdução de agulhas.
Hemodiálise: O paciente é ligado na máquina que puxa o sangue através de uma bomba circuladora, esse sangue passa por um filtro que possui membrana semipermeável que retira as toxinas e as substâncias em excesso e devolve o sangue limpo.  A sessão convencional dura 4 horas e são feitas 3 vezes na semana. Quando o paciente não pode esperar a fistula se tornar apta, coloca-se um catéter de hemodiálise, que é introduzido na veia jugular localizada no pescoço, ou no meu caso foi colocado na virilha. Esse procedimento é rápido cerca de 30 minutos e o paciente pode ir direto pra hemodiálise
Catéter para diálise peritoneal: Um pequeno tubo fléxivel que se chama cateter é colocado através da parede abdominal para o interior da cavidade peritoneal, ele é colocado através de uma pequena cirurgia. A abertura do catéter irá cicatrizar e normalmente o cateter não dói. 

PS: Eu só expliquei a diálise peritoneal automática porque foi o tratamento que eu fiz e que tive mais explicações e tive contato, meu irmão fez o tratamento de 2014 à 2016 e eu fiz de 2016 a 2017. Não fazemos mais diálise porque Graças a Deus conseguimos o transplante. Ele fez o transplante em 07/05/2016 e eu fiz em 02/04/2017. 
Se você tem algum parente ou tem Insuficiência Renal vá as consultas, tome seus remédios, cuide da sua alimentação, faça os exames e o mais importante nunca perca a Fé em Deus e sua esperança, porque são elas que vão fazer você conseguir superar todos os obstáculos da doença. Se você esta esperando um transplante acredite sempre que uma hora vão te telefonar para você fazer o transplante.
Sobre a Hemodiálise eu vou pesquisar um pouco mais para poder explicar aqui 


Beijos da Lou e até mais 💗

Nenhum comentário:

Postar um comentário