segunda-feira, 17 de abril de 2017

Como descobri que estava doente dos rins

Olá meninas!!! Hoje vou contar como eu descobri que estava com Insuficiência Renal Crônica.
Tudo começou em Outubro de 2014, quando meu irmão foi brincar na casa da vizinha e lá tomou suco de carambola, ai ele passou o domingo todo soluçando e minha mãe bem preocupada. Na segunda-feira meus pais levaram ele no hospital, ai passaram o dia lá. De noite eles vieram pra casa mais tinham que cedo voltar pro mesmo hospital que meu irmão ia voltar e já ia ficar internado. 
 Nesse tempo que ele ficou internado ele ficou no HMIB e depois foi pro Hospital de Base ai lá já sabia que ele estava com Insuficiência Renal Crônica, então os médicos perguntaram pra minha mãe se ele tinha irmãos ai minha mãe falou que tinha e eles pediram pra fazer exame.
É ai que começa a minha história!!
Eu fui fazer exame no sabin, e quando foi de tarde o sabin ligou na minha casa dizendo que era pra pegar o resultado o mais rápido possível. Então pegamos o resultado e minha mãe levou no Hospital da Criança, que era o hospital que meu irmão consultava e fazia diálise(ela levou no dia 03/12/2014, o dia que eu estava completando 18 anos). Quando foi no dia 05/12/2014 eu e meu pai saímos de casa e minha mãe e meu irmão já estavam lá no Hospital da Criança. Quando eu cheguei a Doutora Lívia reuniu nós 4 em uma sala e foi conversar, ai foi que ela disse que eu também tinha Insuficiência Renal Crônica, na hora eu fiquei sem reação e ela me explicou tudo sobre a doença ai fomos para o quarto onde ficava as máquinas de diálise e lá almoçamos. Depois eu fiquei em choque e era como se o mundo tivesse caído sobre mim e apenas quando tava dentro do carro que me deu vontade de chorar e eu tava muito cansada então quando chegamos de tarde em casa e eu fui dormir.
Então a partir daí eu comecei a consultar no Hospital da Criança, eu e meu irmão tínhamos consulta e e exame de sangue todo mês. Fiquei o ano de 2015 apenas consultando e tomando remédio e foi o ano que eu fiquei melhor mais mesmo assim eu tinha que fazer o implante do catéter para poder fazer diálise, só que devido eu estar na faculdade a Doutora estava adiando a cirurgia. Antes de começar o tratamento eu ficava fraca, não conseguia ficar em pé por muito tempo, passava mal nos lugares e nesse ano que começou o tratamento eu fiquei bem. Como eu comecei a consultar no hospital da criança com 18 anos já estava de maior então quando eu completei 19 não podia consultar mais no Hospital da Criança então a Doutora me encaminhou para o HUB e foi aí que quando tive minha primeira consulta lá e eles falaram que tinha que fazer a cirurgia do catéter e que não tinha como adiar mais porque eu estava com a Creatinina e a Uréia muito altas. E no dia 19 de janeiro de 2016 foi feita a cirurgia. Geralmente quem faz essa cirurgia vai no mesmo dia pra casa porque é uma cirurgia simples e é feita somente com anestesia local, mas eu dormi no hospital e no dia seguinte de manhã fui pra casa( não lembro o motivo de ter ficado lá). 
No começo como ainda não tinha minha máquina de fazer a diálise eu ia no hospital 3 vezes por semana pra fazer lá, mais como eu tava muito mal, ficava enjoada, não conseguia comer direito e tinha muitos outros sintomas e a diálise ainda não tava fazendo efeito porque era pra ser feita todo dia então os médicos decidiram que iam implantar um catéter pra fazer hemodiálise. Eu não queria, chorei muito mais os médicos me levaram pra cirurgia, tentaram colocar no meu pescoço mais doía muito e a médica disse que eu mexi o pescoço então foram colocar na virilha. Foi muito ruim porque eu não consegui mexer minha perna e doía mt, fiquei o sábado e o domingo todo deitada. Ai segunda fui pro hospital fiz a diálise e na terça fui pra fazer a hemodiálise, nesse dia eu também fiz transfusão de sangue e depois fui pra hemodiálise, durante a hemo foi tudo bem só que quando tava quase no final a máquina começou a apitar quando as enfermeiras foram ver tinha acontecido alguma coisa com o catéter ai lá na máquina mesmo veio as enfermeiras e os médicos e tiraram o catéter na perna, fizeram o curativo e eu já estava na porta da sala pra sair quando começou sair sangue pelo curativo. Então eu não voltei pra casa, fiquei no hospital e minha mãe veio ficar comigo, eles ainda queriam colocar de novo o catéter pra hemodiálise mais eu não quis. Ai fizeram uma reunião com os médicos e com meus pais e me transferiram pra uma clínica. E desde então eu passei a consultar nessa clínica. Durante esse tempo no HUB eu emagreci muito. Antes da cirurgia estava com 41kg e depois de um mês passei a pesar 34kg. A diálise eu passei a fazer em casa só que no começo foi muito ruim, eu não me adaptei bem, doía na hora da infusão e na drenagem e não conseguia dormir direito mais com o passar do tempo eu me adaptei e foi melhorando. Fiquei apenas 1 ano e 3 meses na diálise.
Então essa foi minha história, se quiserem tirar dúvidas sobre a Insuficiência Renal ou sobre diálise e fazerem perguntas podem deixar ai nos comentários que eu respondo.
Beijos da Lou!!! E até o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário